sexta-feira, 12 de julho de 2013

Trail do Almonda

Trail do Almonda
2ªf - Início de semana de recuperação, pós-Freita, com um treino de 40’, com sinais bastante positivos de rápida recuperação muscular.
3ªf - Treino muito lento de 50’.
4ªf - Treino quase nocturno de 45’, feito até ao limite possível de visibilidade.
5ªf - Treino de aquecimento de 30’, seguido de 10 repetições de 1’, concluindo com 10’ de retorno à calma. Muito calor, o que afectou o ritmo das repetições. Senti-me bem, apenas afectado pelo calor.
6ªf - Treino forçado de escadas e força. Descanso de corrida.
Sábado - Treino tranquilo de 15 quilómetros. Trinta minutos iniciais lentos, aumentando o ritmo, sempre rolando muito confortavelmente.
Domingo - Optei por fazer o treino previsto de 30 quilómetros no Trail do Almonda, debaixo de um calor tórrido. Iniciei a prova com um ritmo muito baixo, acompanhando o meu amigo António Antunes. Connosco seguiam mais 2 atletas da equipa, o Renato Loureiro e o Miguel Baptista, também em registo de treino. Os quilómetros iniciais são fáceis, praticamente sem desnível, mas o calor já começava a apertar. Na primeira subida, o António Antunes fica um pouco para trás, o que teve consequências imprevistas, uma distracção e a saída do caminho correcto. O Miguel e eu estranhamos a demora, fazemos parte da descida a passo à espera que o Antunes nos apanhe. Vamos sendo ultrapassados por muitos atletas. Chegamos ao abastecimento dos 16,5 quilómetros, mas eu já levo mais de 18, por andar para trás e para a frente. Esperamos um pouco mais e nada… Continuam a passar atletas, mas nenhum é o nosso amigo. Decidimos ligar e ele confirma que se perdeu, que entrou em contacto com a organização e que terá que fazer o caminho para trás até apanhar o trilho correcto. Optamos por voltar para trás e paramos, numa sombra, à espera. Continuam a passar atletas… Esperamos uma eternidade e continua sem aparecer. Os atletas já vão rareando, aproximando-se os que ocupam as últimas posições. Finalmente, o Antunes aparece, com sinais de desgaste físico e psicológico, após o engano que lhe custou fazer mais uns quilómetros, metade dos quais em subida muito dura. A temperatura aumenta, já rondará os 40º e o Antunes opta por terminar a sua prova nesse abastecimento. Decidimos seguir e combino com o Miguel que vamos apertar o ritmo até ao final, na tentativa de estar o menor tempo possível debaixo daquele calor sufocante. O ritmo que impomos é bastante forte, correndo na dura subida que se segue ao abastecimento. Começamos a ultrapassar atletas, uma constante até ao final da prova. Aproveitamos as descidas técnicas, para recuperar e diminuir o tormento em que se tornou correr com aquela temperatura. Na última descida, o Miguel acaba por se afastar um pouco, esperando por mim já próximo da chegada, com outro colega de equipa, o Fernando Fonseca. Acabamos por cruzar a meta, os três, após 4h41m. Os 13/14 quilómetros finais, deixaram boas indicações, apesar de terem sido disputados a uma temperatura que chegou aos 43º! Após consulta à classificação, verifiquei que desde o abastecimento em que o Antunes desistiu, ultrapassámos mais de 100 atletas…

Nenhum comentário:

Postar um comentário