Buracas do Casmilo |
Resumo da semana de treinos entre 18 e 24 de Fevereiro:
2ªf - Treino curto de corrida, seguido de circuito de diversos exercícios de reforço muscular, sem nenhuma nota digna de registo.
3ªf - Dia de séries na mata. Aquecimento um pouco mais longo que o habitual e a um ritmo bastante mais elevado, mas optei por ter companhia… O aquecimento de 11 quilómetros rápidos e o facto de ter corrido de noite, em piso enlameado, contribuiu bastante para os tempos fracos que registei.
4ªf - Novo treino ligeiro de corrida, seguido de um circuito de diversos exercícios em escadas. O treino desenrolou-se em Paço de Arcos, o que obrigou à adaptação das séries nas escadas, pois costumo fazer este treino no Jamor, onde existem escadarias com 50 degraus. Acabei por fazer o circuito no Parque dos Poetas, numa escadaria de 15 degraus, aumentando o número de repetições e reduzindo o tempo de recuperação.
5ªf - Tinha previsto um treino de 90’ com ritmo progressivo, no entanto, acabou por ser um treino de 70’ com um ritmo bastante intenso. Novamente a companhia a ditar o ritmo, o que fez com que este aumentasse em relação ao planeado. Apesar do cansaço inicial, acabei forte o treino.
6ªf - O plano de treinos mandava fazer 20 kms na mata. Dia de Inverno rigoroso, muito frio e muita chuva. A juntar a isso, o cansaço do treino da véspera e várias dores que se foram instalando ao longo da semana, que teimavam em não desaparecer. Conclusão: motivação nula para cumprir o treino. Mas é nesses dias que a auto-disciplina e algum espírito de sacrifício têm que aparecer. Iniciei o treino, os primeiros quilómetros um verdadeiro tormento de dores e luta comigo próprio, mas os quilómetros iam passando, lentamente para a vontade que tinha que o fim do treino chegasse. Cumpri integralmente os 20 quilómetros, num treino muito mais útil a nível mental do que fisicamente. Qualquer ultracorredor sabe que faz parte do processo, obrigar-nos a correr quando a vontade para tal já não se encontra presente. O foco no objectivo final e a auto-disciplina têm que prevalecer.
Sábado - O treino mais desejado da semana, o longo em Terras de Sicó. Fiz quase integralmente o percurso (menos 8 kms) do Ultra Trail de Conímbriga Terras de Sicó, num total de 37 kms, corridos em excelente companhia e a um ritmo muito tranquilo. Deu para apreciar a enorme beleza do percurso (o que em competição é muito mais difícil) e fazer alguns acertos de última hora. As dorzitas da semana continuaram a dar sinal, mas ao longo do treino foram melhorando bastante, tendo acabado muito melhor do que tinha começado.
Domingo - Dia de “descanso” forçado da corrida, pois comecei o dia às 5h40 e cheguei a casa às 00h10 do dia seguinte. Dia totalmente dedicado à organização do Ultra Trail de Conimbriga Terras de Sicó. Claro que acabei muito mais cansado do que se tivesse feito 2 vezes o Ultra Trail, mas a satisfação de contribuir para proporcionar uma excelente prova a tantas centenas de atletas, fazem-me sentir devidamente recompensado. Ficou uma enorme vontade em competir, mas para existirem provas, tem que haver alguém do outro lado que as organize. Enorme espírito de camaradagem entre toda a equipa O MUNDO DA CORRIDA e restantes voluntários que colaboraram.
"Domingo - Dia de “descanso” forçado da corrida, pois comecei o dia às 5h40 e cheguei a casa às 00h10 do dia seguinte. Dia totalmente dedicado à organização do Ultra Trail de Conimbriga Terras de Sicó. Claro que acabei muito mais cansado do que se tivesse feito 2 vezes o Ultra Trail"
ResponderExcluirPois é amigo quem nunca ajudou na organização de uma prova nem imagina o que isso é mas também não sabe o prazer que se tira ao correr "do outro lado"!