segunda-feira, 4 de novembro de 2013

10ª Maratona do Porto



Sexta-feira de manhã acordei e decidi que queria ir ao Porto fazer a maratona. Não estava inscrito, pelo que não tinha nem viagem, nem estadia programada. Agarrei-me ao telefone e pelas 10h tinha a viagem reservada, pelas 12h tinha o alojamento acertado, pelas 20h30 garantia um dorsal e finalmente, às 22h assegurei o segundo dorsal!
À Ana Pereira, ao Jorge Mimoso, ao Álvaro Pinto e ao Rui Silva o meu agradecimento.
Escusado será dizer, que não me tinha preparado, tinha feito treino de séries na 5ªf ao final do dia e tinha apenas 15 dias de recuperação da Ultima Frontera. Não fazia ideia do que me esperava. Na noite de véspera ainda não tinha decidido se iria apenas treinar, se iria colocar alguma intensidade. Optei por decidir antes da prova. Inicio o aquecimento e os sinais são positivos, a adrenalina corre-me nas veias e tenho uma enorme vontade de correr. É dada a partida e estabilizo num ritmo confortável, com passagem aos 10 quilómetros um pouco abaixo dos 42 minutos. As sensações são boas, mas a prova ainda não começou. Decido continuar naquele ritmo e esperar que o cansaço me ataque o mais tarde possível; tenho quase a certeza de que vou sofrer nos últimos quilómetros. A passagem aos 20 quilómetros confirma a constância do ritmo que levo, na casa da 1h23. À meia maratona confirmo 1h28h31 e preparo-me mentalmente para o que vem. Agora sim, vai começar a maratona, já tendo por companhia o rio Douro e uma belíssima paisagem. Ainda corremos no Porto, com um sol que faz sentir a sua presença, elevando a temperatura. Recordo que não levo absolutamente nada, pois pensava que seria um treino e até aos 20 quilómetros apenas existe água.
Passo pela Ribeira e por um mercado de rua, chego à Ponte D. Luís e atravesso para Gaia. Já desse lado do rio, cruzo-me com os primeiros atletas, um trio constituído por 2 atletas quenianos e o Rui Pedro Silva. Faço o trajecto de Gaia já à sombra, o que é uma boa notícia, até à viragem na Afurada, creio que próximo dos 27 quilómetros. No regresso, começo a cruzar-me com muitos conhecidos e praticamente não consigo fazer 20 metros, sem que oiça alguém gritar o meu nome a dar-me força (a muitos identifiquei e tentei responder, aos que não consegui o meu obrigado). Sinto-me bem e com tanto apoio, acabo por me entusiasmar e estico demasiado o ritmo. Faço cerca de 3 quilómetros sempre abaixo dos 4 minutos. Passo os 30 quilómetros, com 2h07, e sigo novamente para a ponte D. Luís, regressando ao Porto. Viro na direcção do Freixo até fazer a inversão da trajectória que nos coloca na direcção da Foz. Começo a sentir um grande desgaste muscular, o gémeo e o posterior esquerdo latejam. Tento resistir à tentação de abrandar, o que vou conseguindo com algum esforço. Chego ao quilómetro 35 e estou a começar em entrar em falência muscular de uma forma generalizada, o corpo quer desligar mas a mente obriga-o a continuar a lutar, o meu cérebro cristaliza numa imagem e será essa preciosa imagem que me levará até à meta. É ela que me atenua as dores, que no meio de uma espiral de desânimo, me traz a esperança e a confiança. Prossigo até ao quilómetro 40, já em perda, mas ainda com a possibilidade de alcançar um tempo abaixo das 3 horas. À passagem do 40º quilómetro, encontro outra grande ajuda, o Carlos Henriques está à minha espera e tenta puxar por mim, mas já não tenho pernas, apenas um esqueleto cheio de dores musculares, as cãibras atacam no gémeo e no posterior esquerdo e obrigam-me a parar. Alongo o melhor possível e tento prosseguir, mas não consigo impor uma passada forte, sem que tenha novamente ameaças. Vou gradualmente aumentando o ritmo, mas apenas me consigo arrastar penosamente até à meta. Concentro o olhar nos pés do Carlos que segue à minha frente a marcar ritmo; sem ele, teria demorado mais a chegar à meta (obrigado Carlos!). A paragem terá custado bem mais de 1 minuto, pelo que já sabia que não conseguiria baixar das 3horas. Acabo por cortar a meta com o tempo de 3h02h55s.
Terminou assim a minha 17ª maratona de estrada, com o melhor tempo que realizei em território nacional, mas com a certeza de que se a tivesse preparado minimamente e tivesse mais uma semana de descanso dos 166 quilómetros da Ultima Frontera, teria descido uns largos minutos.

Regresso do Porto muito satisfeito, com a certeza de ter tomado a opção correcta quando decidi voltar a fazer a melhor maratona que se realiza em Portugal. Foi um acontecimento totalmente inesperado, mas são normalmente estas surpresas que a vida nos traz que acabam por ser as mais saborosas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário